quinta-feira, setembro 27

Eterno Retorno

Quaisquer semelhanças com a realidade presente devem-se à falta de leitura.

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 26

Preciosos Preciosismos

Quem reconhece a junta militar que governa o país e lhe alterou o nome, chama-lhe Myanmar.

Quem não reconhece o governo, chama-lhe Birmânia. Em Inglês, Burma.

Etiquetas:

terça-feira, setembro 25

Monopartidarismo alternante

José Sócrates discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas, em nome dos 27 estados Europeus, falando sobre multilateralismo, o Tribunal Penal Internacional, a reforma da ONU e respostas equilibradas ao terrorismo; o Darfur, o delicado imbróglio do Kosovo, o respeito pelos direitos humanos e da criança, o conflito Israelo-Árabe. Colocou-se junto dos monges budistas e restantes manifestantes da Birmânia, e ainda apelou à abolição global da pena de morte.

O PSD afunda-se em vergonha (própria e alheia) com trocas de acusações em que se fica a perceber a verdadeira podridão exalante da carcaça que outrora tantas aparências sustentou. O PCP continua a sua lenta entrada na noite escura, proibido pelo orgulho de olhar para trás, e o último que feche a porta. O BE soçobra em nauseantes processos de intenção, insinuações de má-fé, e diabolizações do grande capital, enquanto nega reconhecer o mísero soluço canhoto de que não passa. O CDS/PP clama por quem o compreenda na economia e o tolere o conservadorismo, em busca dum mínimo de relevância que levianamente desbaratou.

O poder é uma coisa fantástica, não é?

Etiquetas:

quinta-feira, setembro 20

Saber mais que uma criança

Estudo do Meio é onde as crianças aprendem as virtudes, não?

Etiquetas:

domingo, setembro 16

Servidão Mediática

A propósito do caso Maddie, e muito embora se reconheça a possibilidade de a PJ e o Ministério Público comunicarem melhor sem comprometer o segredo de justiça, tenho ouvido suficientes vezes o argumento segundo o qual o público deve ser informado do andamento da investigação policial, independentemente dessa revelação vir ou não a prejudicar o desenrolar da investigação. «As pessoas não podem ser mantidas nesta ignorância», «é uma falta de respeito», «as pessoas têm o direito de saber», exclama-se. Não, não têm! Não têm o direito de saber coisíssima nenhuma. Podem estar milhões de sedados espectadores colados aos seus altares do entretenimento passivo (TV) a clamar por mais sumo para as suas não-vidas, que, se estiver em causa um milímetro da investigação que seja, hão-de continuar na ignorância. É assim que deve ser.

Ou então declaramos oficialmente a mediocracia, e voltamos à idade... média.

Etiquetas: , ,

No que dá o relativismo

Etiquetas:

quarta-feira, setembro 5

OOXML rejeitado pela ISO

Boas notícias: a ISO (organismo internacional de normalização) não aprovou a proposta de normalização do "Open" XML como formato de documentos. E ainda bem, pois como já aqui escrevi está enfermo de sérios problemas de interoperabilidade, não passando de mais um sórdido ardil da empresa de Redmond. Pena é que Portugal tenha ficado mal na fotografia com um «Aproval with comments» juntamente com outros países tendencialmente corruptos.

Etiquetas: ,

As FARC no Avante

Tenho alguma relutância em escrever posts quando concordo com tudo o que está escrito e nada tenho a acrescentar. Acrescento apenas «presente», então.

(Esta parcimónia é só nas palavras, não no asco que nutro por aquele partido.)

Etiquetas: , ,

segunda-feira, setembro 3

Clichés oportunos

Evito a repetição. Nunca pergunto ao amigo que aparece de gesso ou de muletas o que é que lhe aconteceu, refraseio normalmente o que me é devolvido e fujo das frases feitas, bitaites estafados ou expressões cristalizadas. Mas hoje foi — é a melhor forma de o dizer — o primeiro dia do resto da minha vida.

O 2º outorgante.

Etiquetas:

domingo, setembro 2

Palavras Simples a Recuperar

Porvir

de por + vir

s. m.,
    tempo que há-de vir;
    futuro.

Etiquetas: