Marketing de Recrutamento
Recebi um email dum fórum de estudantes da minha licenciatura (Eng. Informática na UNL) a anunciar a criação de "grupos de elite" formados por estudantes e patrocinados pela Microsoft através dum seu programa denominado Microsoft Student Partner. Está a decorrer uma fase de recomendações para os MSP de 2008, pelo que todos os interessados são instados a manifestar-se, em forma de C.V. e um pequeno texto, no sentido de serem seleccionados de entre os «milhares de estudantes amantes das TI». São dadas algumas informações: Qual o perfil de um MSP?
- Paixão por tecnologia
- Bom comunicador
- Dinâmico e com capacidade de liderança
- Gosto por actividades sociais (on-line e off-line)
- Gosto em aprender e manter-se actualizado
- Gosto por viajar
- Identificação com os valores éticos da Microsoft
Mas vejamos, o que faz um MSP?
- Divulga a tecnologia Microsoft junto dos outros estudantes
- Promove programas e eventos Microsoft do interesse dos estudantes
- Participa como orador em eventos técnicos
- Defende os valores éticos da Microsoft tendo uma postura compatível
- Apoia técnicamente os outros estudantes
- Ajuda os outros estudantes a terem um canal aberto com a Microsoft
- Partilha as suas experiências
- Cria e anima comunidades de estudantes
Portanto, a Microsoft desenvolve um programa de parceria com estudantes em que lhes pede que sejam dinâmicos, comunicativos, bla, bla, bla, que se identifiquem com os seus valores éticos (o que, dado o execrável registo desta empresa nessa matéria, não se percebe se se trata de uma fina ironia ou um apelo subliminar à compartimentação cognitiva), que partilhem as suas experiências, tenham gosto por viajar e animem a sua comunidade de estudantes, podendo ainda vir a participar como oradores (!) em eventos técnicos. Tudo isto a troco de:
- Kit de boas vindas
- Certificado de participação
- Oportunidades de estágio e de recrutamento na Microsoft
- Subscrição MSDN gratuita
- Portal MSP
- Prémio melhor MSP Portugal
- Formação gratuita (técnica, soft skills,...)
- Convite para participação em eventos técnicos (incluindo Tech ED)
- Reuniões trimestrais conjuntas
- Acesso a material de marketing (t-shirts, pens, ...)
- Ser orador em eventos Microsoft
É para rir, com certeza. No fundo tornar-se num lacaio de comunicação da Microsoft, motivado por (poder a vir) fazer parte de tão grande e poderosa empresa, esforçar-se-á ao máximo por propangandear a boa nova, tendo até a oportunidade de brilhar entre os seus pares e em eventos, como orador. Tudo isto com uma "postura compatível" o que implicará, como todos sabemos, a renúncia a quaisquer "opiniões dissonantes". Nada que não se entenda, muitas empresas o fazem, a diferença é que numas "custa" menos fazê-lo. A menção a ser orador é repetida, não vá o estudante não reparar nesse estonteante benefício. Oferecem ainda uns presentinhos para adocicar a boca; um merchandising para ajudar à identificação emocional mas nada de concreto, tirando talvez a formação.
Não quero com esta mensagem criticar quem por sua iniciativa divulga esta oportunidade (LEI-Fórum) porque certamente o faz bem-intencionado, ou sequer a empresa que apenas cumpre as guidelines de recrutamento dadas pelos recursos humanos, dos melhores do mundo, certamente. O único propósito desta minha mensagem é instar os meus colegas a não comprometer desta forma o seu futuro enquanto engenheiros informáticos. É que toda esta panóplia de siglas, cargos e eventos esconde uma empresa que pouca engenharia a sério faz (sobretudo em Portugal!), muito pouco inovou inventou desde que existe e que (desde que pode) adopta práticas anti-concorrenciais e "variadas" manobras de bastidores. Não é que outras empresas não o façam, mas pelo menos não digam que é por amor à tecnologia.
Eu acho que tudo isto é muito pouco para alguém que está prestes a ser engenheiro informático por uma das melhores Universidades do país. Mas mesmo que tudo isto à superfície pareça apelativo, é preciso ver mais longe, para o que realmente a empresa faz no dia-a-dia (assumindo que o que neste projecto interessa é a oportunidade de conseguir um estágio). E o que é que um profissional da MS faz no dia-a-dia? Muito pouco que tenha que ver com a engenharia informática. Tipicamente, tornar-se-á extremamente hábil num conjunto de software cuja construção e modificação pouco dependerá de si, realizará vários projectos de consultoria com base em software pré-empacotado, e dará por si daqui a uns anos absolutamente dependente de tecnologias proprietárias (nada contra) cujos "dias de glória" poderão já estar a passar, e com um quadro mental restringido a esse universo de buzzwords em que o marketing se mistura com a informática e a tecnologia vem de Redmond, WA. Isto é que são as «condições de atingirem seu potencial pleno»? Cada um saberá por si. Eu já cheguei à minha conclusão: nem pensar.
Etiquetas: informática, sociedade, tecnologia
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