segunda-feira, maio 26

Eu arrogo, tu arrogas

Os arrogantes são mais coisa menos coisa, os inteligentes pouco estóicos.

Suponhamos, para uma dada matéria, uma pessoa não necessariamente brilhante mas inteligente e relativamente conhecedora. Suponhamos que essa pessoa é relativamente desconhecida de uma série de gente com a qual vai interagir. Será, inevitavelmente, como todos nós, vítima dos preconceitos que os restantes possam ter sobre pessoas em iguais circunstâncias. O arrogante normalmente tem muito pouca paciência para esperar que os outros se apercebam por si da sua não-mediania. O inteligente estóico, por muita vontade que tenha de desarmar em três golpadas os que das suas capacidades desdenham, exercendo vassalagem à razão e à ética, reprime a sua vaidade, adia a recompensa e leva a vantagem da não-confrontação. Apenas para mais tarde a destilar em ridículas lucubrações como esta que apenas demoram mais a mostrar exacta mesma arrogância.

A intenção é que conta, não é?

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

O segredo não é afirmar coisas que possam ser desmontadas de má fé, mas sim fazer perguntas muito complicadas e afirmar-se que nada se sabe do assunto. Deixa-os sempre baralhados. :-)

10:23  
Blogger Claricinha disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:13  
Blogger Claricinha disse...

Já agora, o meu blog mudou de nome e de cara...

12:15  
Blogger Claricinha disse...

Irrita-me imenso as pessoas que pouco sabem sobre um assunto e tecem considerações que pensam ser de carácter científico e que, em muitos casos, eu sei, porque li e estudei, que não o são...isso faz de mim arrogante?

12:16  
Blogger AlémTejo100Lei disse...

Não arrogarás a mulher do próximo

23:22  
Blogger (n)Ana disse...

:oD
Tu és um inteligente estóico... quer-me cá parecer... :op

10:46  
Anonymous Anónimo disse...

E ainda há os arrogantes pouco inteligentes, que se escudam na arrogância para não lhes ser detectada ausência de massa cinzenta e esses proliferam como fungos e incomodam como erva daninha.
Mas por outro lado, acho que a arrogância é destilada sem que esteja directamente correlacionada com inteligência.
Mas arroguemos então irmãos!

15:49  
Anonymous Anónimo disse...

locubr quê?

13:15  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial