segunda-feira, julho 9

Não é o enfado

... mas antes a temperatura do cérebro, aquilo que parece explicar o bocejo. Aparentemente, bocejamos para refrescar o cérebro, e, se tivermos o dito refrescado, ficamos mais imunes ao efeito de contágio do bocejo.

E esta, hein?

Etiquetas:

6 Comentários:

Blogger Claricinha disse...

Quer dizer que de manhã o cérebro está mais quente...lol falta explicar porque é o bocejo contagioso...

12:27  
Blogger Foka_bock disse...

o bocejo tem a ver com o cansaço na medida em que desencadeia uma "ingestão" anormalmente grande de oxigénio que serve para activar as células necessitadas de repouso... o seu funcionamento aeróbio necessita de oxigénio, uma vez que o anaeróbio produz elevadas concentrações de ácido láctico, prejudiciais à mesma.

15:01  
Blogger Claricinha disse...

Entao quer dizer que durante o sono o cérebro não descansa... é um facto que ao acordar bocejamos muito...será a actividade onírica que faz com que as células cerebrais necessitem de repouso?

21:25  
Blogger Vasco Figueira disse...

Não sei. Mas pode o bocejo, para já, ser multi-factorial, servir vários objectivos. Depois, podem os mecanismos de regulação do sono-vigília implicar aumento da temperatura cerebral aquando do sono, e quando estamos a ficar ensonados, mas ainda em vigília, o bocejo ser uma reacção a esse aumento, como forma de nos manter alerta. (Isso até explicaria a pressão evolucionária para o desenvolvimento do efeito de contágio do bocejo). Por outro lado, quando acordamos, o bocejo pode também ser uma reacção duma mente em vigília à temperatura ainda elevada.

Não sei.

21:47  
Blogger Foka_bock disse...

Não, quando acordamos, uma vez habituados a um padrão de actividade cerebral (EEG), necessitamos de energia para funcionarmos no estado de vigilia.

22:52  
Blogger Claricinha disse...

Ao acordar temos que mudar o botão do sono para a vigília...em termos leigos é isto que se passa.

11:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial